Deixe suas mensagens aqui

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Apresentação do Projeto Chance Paraisópolis





CNPJ - 10.527.318/0001-89


Olá a todos.

...Este é o Blog Chance, o álbum de fotos e diário das atividades desta ONG que atua na região carente do Complexo Paraisópolis no Morumbi.
...Somos uma ONG e que por definição atua sem fins lucrativos graças ao trabalho de diversos voluntários e parceiros comerciais que ajudam a desenvolver as atividades do Projeto Chance Paraisópolis.
...Atuamos na área de educação e através do Cursinho Chance, que visa preparar jovens e adultos para o vestibular, concurso público ou a um emprego, pretendemos mostrar que a educação é o melhor caminho para a inclusão social.

Abraços,

Eduardo


Conheça mais sobre nós :


_________________________________________



SUMÁRIO
  • - Quem somos e quem nos apóia;
  • - Parceiros;
  • - Visão e objetivo geral;
  • - Funcionamento e metodologia;
  • - Por que nos apoiar?
  • - A comunidade em que atuamos e suas características;
  • - Objetivos alcançados;
  • - Filosofia de atuação;
  • - Entre em contato conosco. 
______________________________________

QUEM SOMOS E QUEM NOS APÓIA



...Fundado em 2007 pela iniciativa de estudantes universitários o Projeto Chance “Sistema de Educação Inclusiva” é uma instituição filantrópica que atua sem fins lucrativos em Paraisópolis.

...Organiza cursos prepara-tórios para o ENEM e para o vestibular, programas como buscar um emprego, orientação vocacional e atividades culturais. Nossa principal atividade está centrada na preparação de jovens e adultos para o vestibular, através do “Cursinho Chance”.
...Para se manter, o Projeto Chance faz parcerias com universidades, escolas, mercados e açougues. Afinal somos uma instituição que atua sem fins lucrativos!
...O belo trabalho proporcionado pelo Chance, rendeu uma parceria com o Projeto Somar Mariaca e com comerciantes de Paraisópolis.





_________________________


PARCEIROS


Mariaca - Projeto Somar

...O Projeto Somar é o Projeto Social da Mariaca que tem como missão ajudar jovens e adultos de comunidades carentes a se integrarem no mercado de trabalho.


...Voluntários da Mariaca ministram o seminário Como Buscar um Emprego, que aborda temas como elaboração de currículos, cadastramento dos mesmos em sites de empregos, participação em entrevistas, estabelecimento de redes de relacionamento, identificação de habilidades e carreira, entre outros.
...Os currículos são entregues às empresas que mantêm relacionamento com a Mariaca.


Programa Escola da Família


...O Programa Escola da Família tornou-se um importante parceiro e aliado do Projeto Chance Paraisópolis desde 2007. O Projeto Chance funciona em função desse programa que também funciona aos sábados das 9h00 às 17h00 na EE Maria Zilda Gamba Natel. Isso é um sinal de que "sozinhos não somos nada, juntos somos tudo", O caminho é fazer parcerias de modo que o Projeto Chance e seus parceiros saiam beneficiados e sobretudo o público para o qual direcionamos nossas ações. Graças a essa iniciativa, o Projeto Chance e o Programa Escola da Família tornaram-se grandes parceiros. Pois para a construção de uma sociedade melhor, união em torno de um mesmo objetivo faz a diferença.

Comerciantes de Paraisópolis e região



...Os comerciantes são importantes instrumentos de apoio para a realização das refeições que o Projeto Chance fornece em seus dias de funcionamento. Essa parceria tornou-se sinônimo de referência e estrutura para a comunidade e para o Projeto Chance. Pois da comunidade até a escola onde funcionamos há uma boa distância, graças a essa bela parceria nossos alunos, professores e colaboradores podem almoçar tranquilamente nas dependências da escola sem se preocuparem com a distância ou pagamento de um almoço para ficarem o dia inteiro conosco.



_____________________________________

VISÃO E OBJETIVO GERAL




...Construir e consolidar através da Educação Inclusiva uma sociedade mais justa e economicamente mais próspera. Acreditamos que para encurtar o congelamento e a inércia das camadas mais necessitadas, o caminho mais seguro seja o da educação.


...Visamos diminuir a desigualdade educacional e socioeconômica através da popularização do ensino, promover a ocupação de jovens e adultos inserido-os no ensino superior, contribuir para o crescimento da mão-de-obra especializada e o progresso da comunidade em que atua.





________________________________________________

FUNCIONAMENTO


Dia e horário:
Sábados
das 9h00 às 17h00;

Domingos (em casos especiais)
das 9h00 às 12h00.


Local:

EE Maria Zilda Gamba Natel

R Dr. José Carlos de Toledo Pisa S/N –Vila Andrade
Referência: próxima à Av. Giovanni Gronchi.

________________________________________________

METODOLOGIA


...Trabalhamos para atender 120 alunos anualmente. Realizamos processos seletivos para formar as turmas. Nosso material didático é apostilado e baseado nos vestibulares da FUVEST, UNICAMP, UNESP, PUC e Mackenzie.
...Nossos professores são estudantes das universidades Anhembi Morumbi, Mackenzie, USP, PUC, e professores já formados.
...Temos uma comissão organizadora que cuida de assuntos administrativos, jurídicos e metodológicos.

________________________________________________

POR QUE NOS APOIAR?


...Em Paraisópolis ao concluir o ensino médio o jovem e o adulto não tem oportunidade de prosseguir nos estudos. Além disso, falta atividades educacionais e socioculturais.
...Esses elementos somados a outros acabam contribuindo na falta de perspectiva, nos altos níveis de desemprego, pequena porcentagem de pessoas cursando o ensino superior e nas condições pouco dignas de vida. O Projeto Chance presta importante função social, tirando os jovens da rua e da ociosidade, valorizando a auto-estima e promovendo atividades de conscientização.
...Para construirmos uma sociedade mais justa acreditamos que o caminho seja pela soma de forças entre empresas, Estado e a sociedade civil que juntos são poderosos instrumentos de mudança. A responsabilidade social está se tornando cada vez mais um espelho de sucesso nas atividades empresariais, o que cria novos horizontes para a construção de um mundo mais próspero e socialmente mais justo.
...Acreditamos que a sua participação se somará a de outros parceiros e será de vital importância para ajudarmos a colocar nas universidades aqueles que não tiveram a possibilidade de acesso a um curso preparatório para o vestibular.

________________________________________________


A COMUNIDADE EM QUE ATUAMOS E SUAS CARACTERÍSTICAS


...Paraisópolis é a 2ª maior favela de São Paulo e a 5ª maior do Brasil, localizada no coração do Morumbi, fica entre os paredões mais luxuosos do Brasil. Uma “cidade” com mais de 80 mil habitantes, 21.000 lares, 15.000 analfabetos, 31% da população é composta por jovens, mais vulneráveis à carência de empregos e oportunidades, superposição de problemas sociais, tais como desemprego, violência, gravidez na adolescência e analfabetismo ou baixo nível de escolaridade.







Fonte: HAGAPLAN 2005


________________________________________________

OBJETIVOS ALCANÇADOS


...Em dois anos de atuação o Projeto Chance Paraisópolis, atendeu 220 alunos: 100 em 2007 e 120 em 2008. Nosso objetivo é colocar anualmente 10% dos nossos alunos nas universidades do Estado de São Paulo.
Nesse espaço de tempo 36 dos nossos alunos ingressaram no ensino superior e hoje estão estudando com bolsas de estudo 100% em instituições de renome como: Mackenzie, PUC, Anhembi Morumbi, Uniban e Unip.
...Além da preparação das aulas, o Projeto Chance, oferece refeições para alunos, professores e colaboradores, o almoço é um meio de manter o aluno em aula, pois para chegar ao local das aulas, o aluno gasta em média 30 minutos e passa todo o sábado em aula das 9h00 às 17h00.
...Para 2009, o Projeto Chance estimava trabalhar com 130 alunos, mas na realização do processo de inscrição de alunos, houve uma surpresa, das 100 pessoas que esperávamos, apareceram 159 , além de 24 ligações e 32 pedidos na internet.
...Não podemos atender todos os alunos que nos procuram, mas podemos aumentar o número de pessoas atendidas. Diante dessa procura vamos atender 160 alunos em 2009. Para esta missão se concretizar, precisamos de mais parcerias.
...Por fim, não podemos deixar a luz das pessoas que nos depositaram confiança se apagar!

________________________________________________

FILOSOFIA DE ATUAÇÃO


...Nossa filosofia de trabalho está centrada nos princípios e valores da coerência ética, transparência, estrutura e referência para com parceiros, alunos e colaboradores.

_____________________________________________________

ENTRE EM CONTATO CONOSCO



Responsável : Misael S. Silva
(11) 7137-8365 / (11) 2866-3445

Projeto Chance Paraisópolis - todos os direitos reservados

2 comentários:

Daniella Morais disse...

Grande iniciativa...

Parabéns!

Cristina Rodrigues disse...

Parabéns pela grande iniciativa de ajudar aqueles que precisam continuem assim...